CONTROLE ALTERNATIVO E NATURAL DE PRAGAS E DOENÇAS

As sugestões para controle de pragas e doenças abaixo foram extraídas do livro: "Defensivos Alternativos e Naturais"do Eng. Agr. Silvio Roberto Penteado.

Os produtos são apresentados como sugestão, devendo o produtor seguir a recomendação agronômica na indicação específica, preparo e aplicação:

· Ácaros: calda sulfocálcica; cravo-de-defunto; enxofre em pó, pimenta-do-reino e sabão; pó sulfocálcico; solução de sabão e querosene, leite magro ou soro de leite, neen, macerado de samambaia, etc
· Antracnose: calda bordalesa, calda viçosa
· Bicho furão (citros): calda sulfocálcica, proteína hidrolisada + inseticida, controle biológico.
· Brocas-dos-frutos: armadilha luminosa, neen, inseticidas biológicos.
· Cascudinho: calda bordalesa; calda sulfocálcica; fumo e sabão; pimenta-do-reino e sabão; repelente à base de fumo; solução de água de fumo; solução de sabão neutro; solução de água de sabão.
· Cigarrinha verde: calda bordalesa, controle biológico.
· Cochonilhas: óleo mineral, solução de alho, solução com água e sabão a 1%, calda sulfocálcica.
· Cupins: controle biológico
· Doenças fúngicas: chá de cavalinha; macerado de urtiga, calda bordalesa, calda viçosa, calda sulfocálcica.
· Ferrugem do alho: calda sulfocálcica.
· Lagartas: cravo-de-defunto; fumo em corda; fumo e sabão; solução de fumo; solução de sabão neutro; solução de água e sabão; solução de pimenta e fumo; Nim,. controle biológico( B.thuringiensis, B. anticarsia, Trisolcus basalis, etc).
· Lesmas e caracóis: sal; armadilhas com estopa + leite, infusão de losna.
· Mancha -de-olho-de-rã: calda bordalesa.
· Mancha púrpura: calda bordalesa.
· Mariposas (adultos de brocas): armadilha luminosa; armadilha delta, iscas atrativas, Nim.
· Minador de folhas: calda bordalesa, calda sulfocálcica, solução de cal virgem + detergente, Nim.
· Moscas das frutas: armadilhas (garrafas), ensacamento com papel impermeável (pipoca); iscas atrativas, alho, Nim, urtiga.
· Nematóides: desinfeção do solo; .plantio de Crotalária spectábilis, cravo de defunto (plantio em bordaduras ou em rotação), macerado de alho (cultura do alho), Nim.
· Oídio: Calda sulfocálcica, biofertilizante (residuo fermentativo)
· Percevejos: controle biológico, solução de sal + inseticida em dose reduzida (1/4 a 1/8), iscas com urina+inseticida inodoro em "bandeiras".
· Pinta-preta: Calda bordalesa, calda viçosa.
· Pulgões: Calda de fumo; sabão e querosene; cebola; cravo-de-defunto; folhas de pessegueiro; fumo em corda; fumo e sabão; macerado de alho, macerado de urtiga repelente à base de fumo; solução de água de sabão; solução de sabão e querosene; solução de pimenta e fumo; controle biológico, placas amarelas.
· Requeima: calda bordalesa, calda viçosa.
· Saúvas (formigas cortadeiras): colocar saia plástica ou fita plástica em volta do tronco com graxa grossa ou cola adesiva; proteção da área com plantio de gergelim; Isolar (barreiras contínuas de 15 cm) com carvão vegetal, cinzas, casca de ovo ou farinha de ossos. Aplicar cal virgem no olheiro e derramar água lentamente.
· Tripes: controle biológico, calda sulfocálcica + fumo, Nim; placas atrativas azuis.
· Vaquinhas: fumo e sabão; repelente à base de pimenta; calda de fumo; solução de pimenta e fumo, coletar e triturar vaquinhas (Diabrotica speciosa) na base de 700 insetos por há, iscas de Tajujá (Cayaponia tayuya).

IMPORTANTE:
A. A eficiência do controle depende da qualidade da matéria prima, do preparo e do método de aplicação.
B. Recomendamos fazer testes preliminares nas condições locais, antes do emprego em área total.
C. Fazer os tratamentos sempre na hora fresca do dia, estando as folhas secas.
D. Usar equipamento de proteção individual (EPI) no manuseio e aplicação dos defensivos alternativos e produtos naturais. (luvas, óculos especiais ou máscaras, macacão impermeável ou capa plástica, etc)
E. Lavar todo equipamento de aplicação e proteção após o termino de cada operação, com sabão e água em abundância.

As receitas para fazer os produtos naturais abaixo,você encontra nos livros: "Defensivos Alternativos e Naturais" e "Controle Alternativo de Pragas e Doenças, com as Caldas Bordalesa, Sulfocálcica e Viçosa" do Eng. Agr. Silvio Roberto Penteado

Para entrar em Livros e Publicação e conhecer os nossos livros de orientação prática- clique aqui